Denise, nossa anja!

Pessoal,

no meio desse processo todo, nós ficamos sem informação oficial, dá pra imaginar o quão é desesperador tal situação, né?!


Diante disso, tudo que nos resta é contato com pessoas diretas na CAPES, e essa mulher, essa diva, essa musa que está prestes a chegar ao nível da nossa Presidenta, apareceu como uma daquelas pessoas que um conhecido de um conhecido conhecia e passou o contato pra um conhecido.


De uma maneira que não convém explicar esse email caiu em minhas mãos, num dia horrível! Sério, um dos piores dias do ano, quiçá o pior! Enfim, essa pessoa é a Dr. Denise Neddermeyer, a Diretora de Relações Internacionais da CAPES, muito símpática e amável!


Enviei algumas perguntas e a Denise me respondeu de uma maneira que me encheu de esperança e alegria! 


Segue o email! (vermelho sou eu e azul é Denise)


"Prezado Ian,




Tenho recebido muitos e-mails, sim, e já me sinto parte da rede social de vocês. Mas não tem problema, é um prazer ajudá-los, já que não tem sido possível manter um fluxo de comunicação com todos vocês a tempo de esclarecer todas essas dúvidas. Veja abaixo meus comentários quanto às suas dúvidas.









Desculpa o incomodo, imagino o tanto de email que tem recebido em relação a realocação dos candidatos de Portugal, entretanto, não poderia deixar de enviar essas dúvidas, já que ouvi relatos do quão é solicita.



Então, as dúvidas são as seguintes:





1- Já ouvi muito falar que a CAPES trabalha com a possibilidade de mandar todos e , mesmo sem comunicado oficial, eu fico feliz por isso, porém, algumas coisas não ficaram tão claras para mim, como por exemplo, para obtenção do visto para o Reino Unido, país que eu reoptei, é necessário um nível de inglês razoável, mas no email de reopção não dizia nada sobre ter esse nível de inglês para ser contemplado, por esse motivo eu reoptei, tenho um inglês muito básico e isso está me preocupando. A pergunta, resumida é, qual a nota necessária no IELTS para que eu possa viajar, nesse contexto de reopção? 


R-As autoridades governamentais do Reino Unido exigem um nível de proficiência mínimo no teste IELTS para a concessão de permanência por mais de 6 meses. Por essa razão, a CAPES está oferecendo acesso ao curso My English Online ( que você já deve ter recebido o comunicado para se inscrever ), o teste de nivelamento ITP ( você deverá receber um comunicado sobre isso amanhã ) e também o curso presencial de imersão de até 6 meses ( a depender do seu nível de proficiência )no Reino Unido. Assim, espera-se que ao final do curso presencial, você já tenha tido todas as condições para ter alcançado o nível mínimo para a extensão do seu visto de permanência no Reino Unido e iniciar suas atividades acadêmicas.

2- A segunda pergunta é: Qual a data para sair algum comunicado, edital ou informação para nós que reoptamos? Estamos bastante perdidos, há uma especulação enorme e pouca informação concreta. Vocês têm alguma previsão de data para sair qualquer tipo de informação ou comunicado para nós? 
R- Um comunicado sobre o teste de nivelamento já foi liberado. Vocês devem receber mensagem sobre isso até amanhã.


Terceira pergunta: Nós escolheremos as universidades ou vocês escolherão? Caso sejamos nós candidatos, essa escolha será antes ou depois do curso? Nós escolheríamos e iríamos para a Universidade que nós escolhemos (e nos aceitassem) para fazer o curso de inglês e a graduação sanduíche ou seríamos mandado para cursos em universidades aleatórias para depois escolher a Universidade que nós vamos? 
R- Não entendi bem sua pergunta, mas vamos lá. A escolha da universidade depende de uma série de fatores tais como vagas no cursos acadêmicos específicos, qualidades dos cursos, e a negociação feita pelo parceiro estrangeiro. Em alguns países os candidatos podem sugerir até três instituições e essas opções serão consideradas, mas não é possível garantir 100% a alocação na instituição de escolha do candidato pelas razões acima mencionadas.

Não sei se deu para entender muito bem, mas, eu realmente quero saber essas coisas. Anseio por respostas.


Desde já , agradeço pela compreensão,



Ian Pierre."





Vocês não tem noção como eu fiquei! Sério! Muito empolgado!

Tô eufórico, e até a cautela de não acreditar tanto para não se frustar já sumiu, tô extremamente acreditado de que vou mesmo viajar!



MEU DEEEEEEEEUS!

Da difícil ficar parado, espero mesmo que chegue notícias amanhã, vou surtar!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Ian, estamos na mesma situação, porém optei pela Itália. \o/

Victor Castro disse...

Cara, tem como me passar o E-mail dela?
Estou tendo problemas com o ENEM só q o pessoal do antendimento n responde!
Se puder me envie no meu e-mail
victorcastro89@hotmail.com

Postar um comentário

Páginas

Popular posts